Com o avanço da tecnologia, os cibercrimes estão cada vez mais constantes e sofisticados – causando prejuízos não apenas a empresas, como também a pessoas físicas. Grande parte desses ataques são feitos por meio de e-mails, que são a maior porta de entrada para os cibercriminosos.
Segundo um estudo conduzido pela consultoria alemã Roland Berger, o Brasil tem sido um dos principais alvos globais desse tipo de crime. O levantamento aponta que, apenas no primeiro semestre de 2022, o país já ultrapassou o número de ataques ocorridos no ano passado: foram 9,1 milhões de ocorrências no período. Com esse resultado, o Brasil está em quinto lugar em ranking de cibercrimes – atrás de Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha e África do Sul.
Neste cenário, o e-mail segue como a maior porta de entrada para os cibercriminosos – que costumam atacar com alguma espécie de malware ou ransomwares. Assim, eles conseguem acesso a dados bancários ou pessoais, bitcoins e até “sequestram” essas informações em troca de pagamentos.
De acordo com um relatório da empresa de cibersegurança Trend Micro, datado de 2020, houve um aumento de 19% em e-mails phishing – que convidam o usuário, por exemplo, a entrar em um site falso e informar os seus dados. De um total de 6,9 milhões de casos, 5,5 milhões de tentativas objetivavam roubar credenciais.
Leia também no blog da NetSafe Corp: Por que apenas o antivírus não é capaz de proteger os dados?
Em face dos números alarmantes de ataques, empresas colocam o tema cibersegurança no topo de suas prioridades. Sendo o e-mail a maior porta de entrada para os cibercriminosos, geralmente dedicam tempo entendendo e vasculhando sistemas em busca de vulnerabilidades – para, posteriormente, realizarem os ataques.
Uma prova de que há cada vez mais sofisticação nesses crimes é o aumento dos grupos especializados em ataques. Os perfis dos malfeitores são de pessoas criativas e que se moldam de acordo com o avanço e novidades da tecnologia.
Mas, afinal, como proteger a sua empresa de ataques cibernéticos?
Hoje em dia, existem diversas soluções digitais que são grandes aliadas na cibersegurança, mapeando e protegendo as possíveis entradas de invasões – em especial por e-mails. Saiba mais abaixo.
Leia também no blog da NetSafe Corp: Proteja as finanças da sua empresa dos ataques cibernéticos
Programas de cibersegurança
Junto à equipe de TI ou com fornecedores, implante um sistema de proteção integrado. Com isso, a ideia é garantir uma ampla organização e entendimento de cada procedimento e assegurar que todas as informações dentro da sua companhia estejam protegidas.
Na prática, você precisa compreender o comportamento dos colaboradores e o funcionamento de todas as atividades, a fim de desenvolver uma solução que ofereça segurança dentro das diretrizes.
Prevenção a ataques cibernéticos
Alguns processos de prevenção podem ser executados para que a sua empresa possa mitigar as invasões.
Ações como monitoramento frequente dos dados, verificação dos códigos de sistemas e confirmação do bom funcionamento dos servidores cloud são alternativas para prevenir que hackers acessem suas informações.
Treinamentos
Ofereça treinamentos aos colaboradores. Assim, você consegue trabalhar não somente a linha preventiva, como situações nas quais o ataque é iminente.
Capacite os funcionários para que entendam onde estão os possíveis riscos digitais – como o entendimento das características do phishing, por exemplo – e explique os métodos de como evitar tais situações.
Gestão das tecnologias
Após implementar ações de proteção, é preciso gerenciá-las. Para tanto, é necessário ter parceiros que ajudem nessa missão.
Busque empresas especializadas, que possam atuar como aliadas na implementação e gerenciamento de tecnologia. Certifique-se que elas ofereçam soluções para otimizar seus processos e que trabalhem com segurança de dados.
Na NetSafe Corp, temos diversas soluções personalizadas, além de profissionais habilitados e preocupados em garantir a cibersegurança que o seu negócio precisa. Acesse o nosso site e saiba mais.