O NOC (Network Operations Center), voltado para o desempenho e a gestão de rede que garante a disponibilidade para os processos, é o mais conhecido entre os times de tecnologia. Porém, o SOC (Security Operations Center), focado na segurança dos dados e da estrutura da empresa, tem ganhado cada vez mais espaço.
Isso porque, apesar das operações do NOC e do SOC apresentarem algumas diferenças, elas são complementares. Uma vez que o NOC identifica eventos ou problemas que afetam a disponibilidade e o desempenho das redes, o SOC especializado proporciona o monitoramento de segurança e a identificação de ataques que a base de dados pode sofrer em sua estrutura.
Neste conteúdo vamos te explicar sobre o SOC e porque a sua empresa deveria ter um!
O que é o SOC especializado?
O avanço da tecnologia e o jeito de usar a internet promoveram uma reestruturação nos ambientes de trabalho. Estes são cada vez mais remotos e virtuais. Nessa nova dinâmica, há o aumento da preocupação com a segurança de dados e as informações que são trafegadas todos os dias.
Sendo assim, empresas em todo o mundo tem se tornado cada vez mais vulneráveis aos riscos dos ataques cibernéticos, como vazamento de dados. E é para garantir a detecção, preservação, proteção dos dados e resposta rápida às ameaças, que o SOC é recomendado.
Ou seja, o SOC especializado é uma ferramenta que consiste em centralizar todos os serviços referentes à segurança da informação. Por isso, ele combina processos, projetos, tecnologias adotadas, recursos humanos e outras ferramentas, formando a estrutura que gerencia toda a segurança de uma organização.
Quais são as atividades do SOC
O principal objetivo do SOC especializado é aumentar a segurança dos dados e garantir sua privacidade. Desta forma, entre as atividades do SOC estão:
– Prevenção: utiliza práticas eficientes que previnem incidentes por meio de atualizações de hardwares, softwares, rastreadores e antivírus.
– Detecção: identifica falhas, incidentes e ameaças nos processos.
– Resposta: responde e soluciona os incidentes de segurança encontrados, agindo de maneira eficaz e rápida. Isso pode envolver bloquear ataques, corrigir falhas e reduzir quaisquer efeitos negativos.
– Avaliação: realiza análises e monitora todos os processos de vulnerabilidade, de acordo com os riscos que a empresa pode enfrentar.
Como funciona o SOC especializado?
Quando se fala de SOC especializado, conecta-se ao software SIEM (Gerenciamento e Correlação de Eventos de Segurança). Com o objetivo de analisar os logs e os casos de uso, essa ferramenta permite ajustar e refinar as configurações internas da companhia. Isso engloba a melhor detecção de ameaças cibernéticas que conseguem burlar os controles de segurança de perímetro.
Os serviços de SIEM podem alcançar até 2.500 EPS (eventos por segundo). A partir do serviço de SIEM dentro do SOC, adicionam-se as funcionalidades:
– Correlação de eventos através do SIEM. Baseado em logs de segurança e elaborados conforme as melhores práticas de segurança.
– SOAR (Security Orchestration, Automation, and Response). Automatizando a resposta para casos de uso críticos, efetua a mitigação com tempo próximo a sua detecção. Reduz o tempo de resposta a um ataque.
– UEBA (User Entity Behavioral Analytics). Permite detectar eventos de segurança com base no comportamento de navegação e atividades diárias do usuário. Fornece as evidências através de machine learning.
– Correlação de eventos integrada com Threat Intelligence, que contextualiza através de fontes de IoC (Indicator of compromisse).
Quais são as vantagens da terceirização de SOC
O sistema que constitui o SOC especializado atua no monitoramento de todos os recursos de segurança, como UTMs, antivírus, anti-DDoS, IPs e firewalls. Ele correlaciona dados sobre os eventos, detecta tentativas de ameaças ou invasões, bem como os incidentes. E essa identificação é feita através do SIEM.
Além disso, o SOC especializado recebe alertas emitidos de forma automática. Mas caso as configurações e os processos não consigam deter a invasão, as equipes de suporte são acionadas para conter as ameaças.
Desta forma, com a terceirização de SOC, é possível estabelecer processos muito mais eficientes e automatizados. A empresa contratada, por ser especialista no segmento, vai trazer muito mais know how para seu time de tecnologia, estabelecer processos muito mais eficientes e melhorar a qualidade do monitoramento de segurança.
Entretanto, você ainda terá menos custos com pessoal, terá tecnologia de ponta para sua estrutura e contará com uma solução pronta, sem necessidade de qualquer desenvolvimento local.