Sua empresa promove treinamento de equipe constante com foco no desenvolvimento dos profissionais em áreas core do negócio? Mas e acerca de boas práticas e da conscientização cibernética?
Este é um tópico que deve ser propagado para além das áreas de TI e segurança.
A cada 39 segundos registra-se um ataque a computadores com acesso à Internet, segundo um estudo da Clark School (Universidade de Maryland).
Quando falamos de Brasil, o país está na 5ª posição mundial das nações que mais foram impactadas com ameaças cibernéticos em 2021. De acordo com dados da consultoria Roland Berger, foram 9,1 milhões de registros apenas no primeiro trimestre, superando a quantidade total de 2020.
Os números alertam para o que as companhias devem realizar de forma periódica e intencional: treinamento de equipes. Afinal, 90% das invasões são resultado de erro ou falha humana, conforme afirma a consultoria londrina Willis Towers Watson.
Com uma equipe melhor preparada, menores as chances de ataques cibernéticos serem bem-sucedidos.
Treinamento de equipe em cibersegurança
O primeiro passo para implantar o treinamento de equipe é contextualizar o tema para todos os colaboradores de forma simplificada — usar menos vocabulário técnico e mais de domínio do time.
Após isso, apresentar exemplos reais. Um dos mais comuns é o Phishing, que costuma ser iniciado por e-mail com objetivo de roubar informações pessoais ou da empresa, bem como obter acessos.
O cibercriminoso envia um e-mail falso pedindo para o funcionário clicar no link ou baixar um documento com um certo senso de urgência. Ele pode usar o nome de grandes marcas para aumentar a credibilidade da mensagem.
Entretanto, ao se observar bem a mensagem, será possível encontrar erros de ortografia e perceber URL diferentes. E são esses detalhes que o treinamento de equipe em cibersegurança visa mostrar.
Também é importante destacar as diretrizes comportamentais do mundo online dentro no ambiente de trabalho — diminuindo a probabilidade de os colaboradores acessarem sites não recomendados, os quais aumentam a exposição da companhia às ameaças.
Por isso, neste tópico, é recomendado explicar a forma certa de manusear os dispositivos corporativos, como acessar redes remotas e incluir regras de acesso — tanto de arquivos internos quanto sites externos — mitigando as chances de infecção.
Outro ponto de atenção é na criação de senhas fortes e na troca periódica delas por cada colaborador, para minimizar os potenciais acessos não autorizados.
Leia mais na NetSafe Corp: Por que sua empresa deve investir em cibersegurança?
Mesmo com o treinamento de equipe, a responsabilidade não é apenas do colaborador
Cabe à organização treinar e reforçar as boas práticas de cibersegurança periodicamente.
Entretanto, os times de TI e segurança devem estar alinhados e buscando novas tecnologias para compor o parque tecnológico e melhorar as práticas cibernéticas adotadas pela empresa, assim como manter:
1. Equipamentos atualizados
Os softwares, aplicativos e programas estão sempre fazendo correções para evitar os erros e ampliar seu potencial.
2. Backup
Mantenha todos os dados da empresa em servidores na nuvem e realize as cópias constantemente. Caso aconteça problemas com seu sistema, você terá as principais informações salvas em um espaço seguro.
Para apoiar a sua empresa integralmente — desde as soluções de cibersegurança e o monitoramento 24x7x365 até o treinamento dos colaboradores, a Netsafe Corp é a sua parceira. Especialista na proteção da informação, conta com um time especialista em segurança cibernética e as soluções específicas para a sua empresa.